Home > História

História

A Fundação Arca da Aliança, instituída formalmente, em 1997, mergulha as sua raízes no ano 1980, ano em que o fundador da mesma, Padre Joaquim Rodrigues Ventura, construiu uma casa, na Rua de Santa Cruz, em Fátima, à qual foi dado o nome de Arca da Aliança, por ser aberta, desde o seu início, em sistema de gratuitidade ou de modestas ofertas, a pessoas e famílias que quisessem refazer as suas forças, físicas e espirituais, num ambiente de tranquilidade, propício à oração e reflexão.

3 Dezembro 1997

Dezassete anos volvidos de serviço assim prestado, surgiu a ideia de uma Fundação que, prosseguindo aqueles fins, se dedicasse de uma forma mais perfeita e mais organizada ao serviço da solidariedade junto daqueles que necessitam de uma particular atenção, ideia que veio a concretizar-se a 3 de Dezembro de 1997, por escritura pública.
Iniciou o seu programa de acção com as valências CESP (Cultura e Espiritualidade) e AFAC (Apoio a Famílias Carenciadas).

21 Julho 1998

A Fundação foi reconhecida pelo Ministério da Administração Interna.

23 Dezembro 1999

Foi-lhe outorgado o estatuto de utilidade pública.

21 Maio 2004

Foi registada como IPSS – Instituição Particular de Solidariedade Social.

1 Março 2009

O LIJ – Lar de Infância e Juventude foi assumido pela Fundação, a pedido da Segurança Social de Santarém, como um projeto piloto.

27 Janeiro 2010

O Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, reconhece e louva a existência da Fundação.

Março 2013

Entra em funcionamento o Solar das Bem-aventuranças – residência sénior e um lote de moradias assistidas, primeira fase da Aldeia Intergeracional.