Home > Valências > Lar de Infância e Juventude (LIJ)

0 Sponsors

0

O Lar de Infância e Juventude (LIJ) designa um projecto que procura responder às necessidades de crianças e jovens com características especiais de natureza social e familiar. Tem como finalidades proporcionar um ambiente de proximidade familiar e garantir o desenvolvimento físico, espiritual e emocional dos jovens que nele residem.

A trabalhar com estas crianças e jovens está um grupo de profissionais e voluntários – Ala dos Amigos da Fundação.

A Unidade 1 é a casa onde se faz o acolhimento inicial dos jovens e que exige mais em termos de cumprimento de regras. Os jovens são responsáveis pela limpeza e organização dos seus quartos, têm tarefas no refeitório e cozinha e, claro, tempos de aulas, estudo e de lazer. No final do dia há sempre uma avaliação do que foi feito no sentido de procurar melhorar alguns aspectos.

A Unidade 2 é designada de “Pré-autonomia” e, como o nome sugere implica já a aquisição de diversas competências uma alguma independência. A passagem de uma unidade para a outra tem a ver com a maturidade que os jovens demonstram e não necessariamente com a idade.

A Unidade 3, destinada aos mais velhos, é um apartamento onde se procura promover a autonomia.