O Fundador
Joaquim Rodrigues Ventura, nasceu no lugar e freguesia do Juncal, concelho de Porto de Mós, em 4 de Fevereiro de 1929.
Frequentou o Seminário de Leiria e foi ordenado sacerdote em 1952.
Com 24 anos, foi nomeado pároco da recém criada freguesia de Atouguia – Ourém, onde durante seis anos e meio desenvolveu uma obra notável na construção das estruturas religiosas e sociais da nova paróquia.
Com a inauguração da Base Aérea de Monte Real, em 4 de Outubro de 1959, foi nomeado o seu primeiro capelão, com o posto de Tenente graduado, tendo recebido rasgado louvor do Comando da Unidade pela forma como cumpriu ali a sua missão.
Em Outubro de 1962, foi-lhe confiado pelo Bispo da Diocese um grande projecto cultural e social, que ele veio a aprofundar e a desenvolver, em estudos de especialidade, no Instituto Superior de Pedagogia, em Paris, e que depois viria a traduzir em obras e instituições postas ao serviço da comunidade local e nacional, cuja plataforma de arranque foi o Colégio de S. Miguel, em Fátima.
Colégio de S. Miguel de que foi ideólogo e diretor durante 50 anos e a partir do qual e em estreita ligação com ele, surgiram entre outras: a Associação de Estabelecimentos de Ensino Particular – AEEP; a Associação de Escolas Católicas – APEC; a Associação Fátima Cultural – AFAC; e a Galeria São Miguel – Arte Sacra Contemporânea.
Também pela sua mão, nasce em 1997 a Fundação Arca da Aliança, com os seus três emblemáticos projetos: o Apoio a Famílias carenciadas, o Lar de Infância e Juventude, projeto piloto constando de três unidade – acolhimento, pré-autonomia e autonomia – e a Aldeia Intergeracional, um projeto em crescendo, em que a beleza do despertar da infância se cruza com os sonhos da juventude e a sabedoria dos idosos, tendo como objetivo prioritário tornar mais feliz, sem o amargo da solidão e do abandono, o declinar da vida.